O PROJETO LAGOA VIVA é um convênio realizado entre a Prefeitura de Maricá, por meio da BIOTEC e CODEMAR, com a UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF).
A proposta do convênio é a construção de uma base sólida de tecnologia ambiental para a revitalização e saneamento ambiental contando com diversos laboratórios de última geração, uma biofábrica e centros de aquicultura instalados em Maricá. A proposta é de desenvolvimento e pesquisa de um Centro de Inteligência Ambiental que coloque o município na vanguarda da saúde ambiental.
Nesta pesquisa e desenvolvimento foi identificada a necessidade de atuação em Educação Ambiental, um eixo prioritário para a Saúde Ambiental, promovendo a conscientização e empoderamento da comunidade local sobre a responsabilidade ambiental.
Assim, foi desenvolvida a Plataforma LAGOA VIVA uma COMUNIDADE EDUCACIONAL DE APRENDIZAGEM AMBIENTAL desenvolvida com recursos tecnológicos de inteligência artificial para identificar índices de maturidade ambiental da população e para fornecer trilhas de aprendizagem. A proposta é identificar o perfil comportamental ambiental do indivíduo para o desenvolvimento de autopercepção e fornecer trilhas de aprendizagem com o intuito de ampliar a consciência ambiental e proporcionar uma maior eficácia de práticas cotidianas de preservação ambiental.
Esta Comunidade Educacional de Aprendizagem Ambiental também se dedica à construção de uma biblioteca ambiental e disponibilização de publicações de diversas coletâneas de livros, ebooks, cartilhas e informativos tanto sobre meio ambiente como sobre o patrimônio natural e cultural de Maricá, além de material didático para auxílio do setor educacional. O objetivo é que docentes, discentes e público em geral possam obter conteúdo de qualidade e de fácil acesso nas diversas temáticas sobre o meio ambiente.
A educação ambiental é uma ferramenta importante para o desenvolvimento sustentável, contribuindo para a construção de uma cidade mais justa, igualitária e ambientalmente responsável.
Por isso, cientes da importância e urgência desta questão, a BIOTEC, CODEMAR (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), UFF (Universidade Federal Fluminense) e Prefeitura de Maricá, desenvolveram a Plataforma LAGOA VIVA, uma iniciativa pioneira que utiliza tecnologia de ponta e tem potencial de revolucionar o âmbito da Educação Ambiental.